segunda-feira, 13 de abril de 2015

Discutindo Física: Grandes Laboratórios, Prof. Luiz Vitor de Souza Filho


No dia 13 de Abril de 2015 o grupo PET-LiF realizou mais uma palestra do Projeto "Discutindo Física”.

O palestrante da vez foi o professor Luiz Vitor de Souza Filho, que é pesquisador do IFSC (Instituto de Física de São Carlos) da USP. Pesquisador em Astrofísica de partículas, o professor Vitor participa de pesquisas em vários laboratórios internacionais, e nos contou como funcionam essas grandes colaborações.

O público presente pode ficar por dentro de como é participar de uma colaboração internacional como o Observatório Pierre Auger, que fica na Argentina, é um observatório que está em funcionamento há 10 anos e conta com 17 países membros, e 400 pesquisadores mais ou menos.  Outra colaboração que o professor Vitor participa é o CTA, que é uma sigla em inglês para Cerenkov Telescop Array, que possui 27 países membros e 1300 colaboradores. 

 Foram discutidos os tipos de pesquisa com radiação cósmica que ocorrem nessas colaborações, que tipo de funções um pesquisador pode exercer estando com um laboratório em um país distante da sede e como é a interação com outros cientistas.


A palestra foi esclarecedora já que muitos dos ouvintes pretendem seguir carreira de pesquisa na Física e buscam grandes projetos onde possam contribuir com seu trabalho.

Com as discussões foi possível concluir que esse tipo de trabalho com Física básica é fundamental, pois tem o objetivo de descrever um fenômeno da natureza que ainda não entendemos, e com esses conhecimentos, os pesquisadores um dia podem chegar a conclusões fascinantes e aplica-los para o desenvolvimento da sociedade humana.
 Ficamos muito satisfeitos com esse Discutindo Física e acreditamos que todos os envolvidos também. Muitos pegaram o contato do professor para possíveis parcerias no futuro.

Gostaríamos de agradecer mais uma vez ao Professor Vitor pela participação e aos alunos que compareceram e fizeram com que nosso evento fosse um sucesso: muito obrigado!



Nenhum comentário: