Um estudo sobre a formação
inicial do docente de Física da UFSCar:
Impressões e
estratégias para o ensino dos alunos com deficiência visual
O trabalho teve como objetivo
investigar a percepção de alunos do curso de licenciatura plena em Física da
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) cursando a disciplina visual e
quais os limites e possibilidades para o ensino de Física do aluno deficiente.
Para isso, foi realizado uma entrevista com os graduandos com dois enfoques: a
percepção sobre a natureza da deficiência visual e o mundo e a relação
professor e deficiente visual.
Do ponto de vista metodológico,
esta pesquisa contou uma entrevista semiaberta estruturada da maneira
supracitada. Nota-se que os alunos nunca pensaram a respeito da inclusão do
deficiente visual no ensino de Física e se otimistas para enfrentar tal
situação. Embora as leis atualmente vigentes sejam boas, a prática educativa
necessita de melhoras, para garantir um melhor acesso à educação dos
deficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário