sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Projeto - Deficiência Visual

Um estudo sobre a formação inicial do docente de Física da UFSCar:
Impressões e estratégias para o ensino dos alunos com deficiência visual

O trabalho teve como objetivo investigar a percepção de alunos do curso de licenciatura plena em Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) cursando a disciplina visual e quais os limites e possibilidades para o ensino de Física do aluno deficiente. Para isso, foi realizado uma entrevista com os graduandos com dois enfoques: a percepção sobre a natureza da deficiência visual e o mundo e a relação professor e deficiente visual.
Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa contou uma entrevista semiaberta estruturada da maneira supracitada. Nota-se que os alunos nunca pensaram a respeito da inclusão do deficiente visual no ensino de Física e se otimistas para enfrentar tal situação. Embora as leis atualmente vigentes sejam boas, a prática educativa necessita de melhoras, para garantir um melhor acesso à educação dos deficientes.

Nenhum comentário: