quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

PET promove atividades com alunos do ensino fundamental e medio.

No dia 06 de outubro de 2016 nós do PET-LiF, realizamos uma atividade Escola Estadual Professor Gabriel Félix do Amaral em São Carlos, a qual consistia em experimentos onde estes apresentavam conceitos físicos aos alunos.
Os experimentos eram:
- Berço de Newton: É um famoso experimento onde temos 5 bolas penduradas por um fio, que ao puxar uma delas e soltá-la, podemos observar a conservação da quantidade de movimento e energia.
- Barco: Aqui os alunos deveriam fazer um barco que suportasse o maior número de arroelas, assim, podemos observar o empuxo.
- Tiro ao alvo com laser através dos espelhos: Este experimento consiste em um laser fixo, onde temos um "campo" com várias barreiras fixas e espelhos que podem ser colocados livremente pelos alunos, com objetivo de atingir o alvo, que tem sua localização escolhida por um dos petianos, a partir daí, podemos observar a reflexão da luz.
- Cabo de guerra: A cada 2 alunos, entregamos um par de bexigas, onde eles deveriam atritar elas onde julgassem melhor, para que eles conseguissem atrair uma latinha de alumínio, e quem conseguisse atrair mais que o outro, vencia. Neste experimento era possível a "visualização" de uma eletrização por atrito.
- Coisas que giram: Este experimento consistia em uma base fixa que gira sobre o próprio eixo, de forma que o aluno possa sentar sobre ele, e daí ir realizando os comandos que o petiano falava, que eram abrir ou fechar os braços, assim podemos ver como funciona a conservação do momento angular.
- Globo de plasma: Consiste em um globo de material transparente que é tocado pelos alunos, criando uma diferença de potencial, que ioniza o gás há dentro.
- Câmera escura: É um experimento feito com papelão, papel vegetal e uma lente convexa, podendo assim representar uma câmera fotográfica, em que observamos a formação de uma imagem real.
Veja abaixo algumas imagens deste dia:


Nenhum comentário: