segunda-feira, 24 de março de 2014

Gincana - Calourada 2014

No dia 11 de Março, o grupo PET-LiF realizou pelo segundo ano consecutivo a Gincana com os calouros do Departamento de Física da UFSCar.
A Gincana contou com tarefas que levavam os alunos até os pontos de maior relevância para os estudantes do Departamento dentro da Universidade. Nesses pontos estavam incluídos prédios de aulas teóricas, outros Departamentos, lanchonetes, o famoso bandejão e a Biblioteca Comunitária.
Os calouros se dividiram em grupos e correram para completar as tarefas. Ao final do percurso todos se encontraram na Churrasqueira do DF para um confraternização com os veteranos do PET com direito a cachorro quente e chocolate como prêmio!
O retorno mais uma vez foi positivo, os calouros conheceram o grupo e a Universidade, e puderam também interagir entre eles.
Nas fotos vemos dois grupos cumprindo com uma das tarefas que consistia em achar o Professor Vivaldo Campo e tirar uma foto.
Agradecemos ao Professor Vivaldo, as lanchonetes PQ, Lima, Saman, a papelaria Aquarela e ao DAF (Diretório Acadêmico da Física) pelo apoio na realização dessa atividade.




sexta-feira, 21 de março de 2014

Projeto com alunos do ensino médio

Neste ano no Circo da Ciência  contamos com a participação de alunos do ensino médio que estavam envolvidos em um projeto cujo objetivo inicial era a construção de um experimento e posteriormente sua exibição. Com o avanço do projeto os alunos  tiveram a oportunidade de trabalhar juntamente com os grupos PET das áreas de física, química, biologia e matemática da UFSCar,  visando um maior conhecimento sobre a Universidade e todo seu âmbito . Para obter maior êxito os alunos foram separados em grupos de aproximadamente cinco, e cada grupo PET  ficou responsável por organizar as atividades de um grupo durante o período de dois meses, com encontro semanal de duas horas.
Nós do PET-LiF organizamos as atividades dentro da sala do PET abordando conceitos e experimentos de ótica, além de uma visita ao museu Mario Tolentino com direito a vídeo realizado pelos próprios alunos.
Para finalizar o projeto com o primeiro grupo,  participamos da Feira da Ciência realizada na escola Prof. Arquimedes Aristeu Mendes Carvalho, apresentado todo trabalho feito durante as atividades.  
 Além da oportunidade de ensinar física, ficam também o respeito e a amizade criada com os alunos do projeto que deixarão saudades para  o grupo PET- LiF