sábado, 14 de abril de 2012

Bolsistas do PET-LiF participam do XII Sudeste PET

Entre os dias 05 à 08 de Abril de 2012 na cidade de Vitória - Espírito Santo, ocorreu o XII Sudeste PET do Brasil, que reuni os integrantes dos grupos PET de todo o sudeste brasileiro. Este encontro tem como objetivo discutir previamente as questões a serem debatidas e/ou deliberadas acerca do Programa de Educação Tutorial, no Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET) bem como promover a interação entre os grupos PET por meio da socialização e troca de experiências entre os alunos e tutores, mediante a proposta do tema: Vivência no PET: Impactos na formação profissional e social. Ocorreram atividades desenvolvidas como: Debates, Discussões, Mesas Redondas, Palestras, Grupos de Discussão (GD's) e Grupos de Trabalho (GT's).

O Grupo PET-LiF participou com a apresentação do trabalho: "Produção de Folhetim como atividade de formação de Petianos: Reflexões a partir do "News Bohr" - PET-LiF/UFSCAR". Em que foi exposto o trabalho realizado por meio de entrevistas com ex-petianos e petianos sobre o folhetim produzido semestralmente pelo próprio grupo, relatando o envolvimento, participação e contribuições para formação os entrevistados.


A palestra oferecida tinha como tema: "Direitos Autorais e Publicações Científicas" com apresentação do Pablo Otellado, Doutor em Filosofia pela USP. É professor doutor do curso de Gestão de Políticas Públicas e orientador no programa de pós-graduação em Estudos Culturais pela USP. A palestra dentre outros aspectos possibilitou a discussão sobre cópias de livros necessários para o estudo em universidade, o paradoxo de quantidades de cópias permitidas que existem perante a visão da editora e do cliente, e a invasão que ocorreu em diversas empresas de cópias pela polícia em São Paulo, causando o terror e o fechamento de lojas de xérox.



Houve também a participação do encontro por eixo temático, do qualo tema escolhido foi "Formação e Práticas Educacionais", onde foi proposto analisar as experiências advindas do processo de formação no Programa de Educação Tutorial, indagando as experiências formativas do PET considerando suas contribuições na formação crítica e cidadã, trajetória acadêmia, perspectiva de continuidade da formação do estudante e no estabelecimento de vínculos para produção de trabalhos coletivos. Nesse espaço todos os grupos presentes puderam relatar suas atividades e trocar experiências em um ambiente descontraído, onde todos foram ouvidos.



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