terça-feira, 6 de setembro de 2011

Petianos realizam visita no museu da TAM

Os bolsistas do Grupo PET –LiF (Programa de Educação Tutorial de Licenciatura em Física da UFSCar) realizou no último dia 14, uma visita ao Museu da TAM. Localizado na cidade de São Carlos, é o maior museu de aviação mantido por empresa privada no mundo. A visita teve como finalidade propiciar aos petianos a oportunidade de conhecer o funcionamento, a organização e realizar uma análise do espaço físico e do conteúdo histórico e científico apresentado. Além disso, uma monitora do museu conduziu a abordagem das aeronaves e dos espaços físicos.

Petianos que participaram da visita
Monitora realizando a abordagem sobre acervo

A entrada no museu revela um corredor com portas automáticas que separam cinco ambientes diferentes. O primeiro ambiente foi idealizado para trazer a sensação ao público de estar no espaço, simbolizando o sonho do homem em poder voar. Em seguida, temos um ambiente escuro com luzes piscando do chão e com a trilha sonora de um avião decolando simbolizando a sensação de estar em seu interior. O terceiro espaço ilustra, no chão, uma fotografia aérea de uma região de São Paulo, para que o visitante sentisse a sensação de estar sobrevoando a capital, em volta, nuvens e céu azul harmonizando a cena.

O quarto espaço retrata a evolução dos inventos na área de vôo, tanto os que funcionaram e os que não deram certo. Neste espaço podem ser encontradas réplicas de diversas aeronaves notáveis da história da aviação, além de informações de personagens importantes desta história como Santos Dumont, os Irmãos Wright e a primeira aviadora Amélia Earhart. Além disto, podem ser visualizados alguns vídeos relacionados com a temática em questão.

O último ambiente é uma sala escura na qual é exibido um filme contando a história da TAM, da idealização e da criação do museu por Rolim Amaro, ex-proprietário da empresa, e por seu irmão João Amaro, atual proprietário. Este espaço conduz a um deck alto do qual é possível apreciar uma visão panorâmica do acervo de aeronaves, exposto em um amplo galpão.

Nos mais de 20 mil metros quadrados do galpão, estão dispostos diversos modelos de aviões, cada um com as suas particularidades e curiosidades, utilizados em diversos momentos históricos. Várias aeronaves ainda possuem condição de vôo e tem histórias diferentes, algumas curiosas, da incorporação ao acervo.

Visão parcial do galpão contendo as aeronaves

Mídias digitais interativas, dispostas em vários pontos do galpão, permitem que os visitantes conheçam alguns princípios físicos evolvidos com o vôo. Neste aspecto destaca-se a apresentação de um vídeo mostrando o funcionamento de uma turbina. Além de conhecer um pouco mais sobre cada avião, o público pode ainda desfrutar de uma lanchonete e uma área de lazer para crianças.

Em virtude do dia dos pais houve uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que mostrou ao público a destreza e competência dos pilotos da FAB na execução das manobras.

Esquadrilha realizando a manobra Break
Cruzamento duplo

Para conhecer mais sobre o museu acesse:
http://www.museutam.com.br

BOLSISTAS PET-LIF UFSCAR PARTICIPAM DO XVI ENAPET

Bolsistas do grupo PET-LIF UFSCAR participaram do XVI ENAPET (encontro nacional do programa de educação tutorial) que ocorreu na cidade de Goiânia, entre os dias 12 e 16 de julho. O encontro, que acontece anualmente, foi de grande importância, não apenas pelos trabalhos apresentados e pelas discussões realizadas acerca da melhoria do programa, mas também pelo numero recorde de inscritos, foram mais de 1700 de todas as áreas do conhecimento e regiões do Brasil.

As discussões que mais chamaram a atenção foram quanto ao numero de bolsistas, valor da bolsa, e tempo de permanência do tutor no grupo. Essas discussões, bem como mesas redondas, foram mediadas por professores e representantes governamentais responsáveis pelo projeto PET.

Os debates eram livres para participação de tutores e bolsistas que os assistiam, o que deu uma boa dinâmica e um maior aproveitamento sobre os assuntos postos em pauta.
Alguns grupos PET fizeram apresentações de seus trabalhos em pôsteres ou em apresentações orais. Os trabalhos apresentaram temas diversificados e representaram todas as áreas do conhecimento,envolvendo desde temáticas cotidianas a complexas temáticas para a graduação.

Os integrantes do grupo Pet-LiF deram prioridade para temas mais envolvidos com o nosso grupo (educação em ciência e sociedade), viram uma apresentação oral de um grupo de estatística da Universidade Federal do Ceara, e analisaram pôsteres relacionados tanto a física, quanto a educação.

Acompanharam uma palestra sobre Diversidade cultural e integração do conhecimento como pressuposto do PET apresentada por Jacques Henri Maurice Gauthier, que discutia sobre formas de aprendizado em culturas indígenas e tribos africanas. Em seguida, houve uma mesa redonda, que debatia o tema: Avaliação do PET segundo critérios da SESu. O representante da SESu foi Lucas Ramalho Maciel. Posteriormente, houve os chamados encontros temáticos. Os representantes do PET-LiF UFSCar, presenciaram o seguinte tema: O PET e o desafio da integração do Ensino, Pesquisa, Extensão e Educação Tutorial. Ministrada por Milca Severino Pereira e por Livia Barbosa. Ao final do evento, uma confusa assembléia geral onde em sua primeira parte não pode se concluir nada , e sua segunda parte não pode ser presenciada pelos nossos representantes, em seu intervalo houve uma apresentação cultural de dança indígena. E assim encerrou-se a representação de nosso grupo no evento.


Mesa redonda, teatro SESI Goiânia.

Vista parcial do público presente no teatro.

Modelo de apresentação de trabalho, campus UFG.