Bolsistas do grupo PET-LIF UFSCAR participaram do XVI ENAPET (encontro nacional do programa de educação tutorial) que ocorreu na cidade de Goiânia, entre os dias 12 e 16 de julho. O encontro, que acontece anualmente, foi de grande importância, não apenas pelos trabalhos apresentados e pelas discussões realizadas acerca da melhoria do programa, mas também pelo numero recorde de inscritos, foram mais de 1700 de todas as áreas do conhecimento e regiões do Brasil.
As discussões que mais chamaram a atenção foram quanto ao numero de bolsistas, valor da bolsa, e tempo de permanência do tutor no grupo. Essas discussões, bem como mesas redondas, foram mediadas por professores e representantes governamentais responsáveis pelo projeto PET.
Os debates eram livres para participação de tutores e bolsistas que os assistiam, o que deu uma boa dinâmica e um maior aproveitamento sobre os assuntos postos em pauta.
Alguns grupos PET fizeram apresentações de seus trabalhos em pôsteres ou em apresentações orais. Os trabalhos apresentaram temas diversificados e representaram todas as áreas do conhecimento,envolvendo desde temáticas cotidianas a complexas temáticas para a graduação.
Os integrantes do grupo Pet-LiF deram prioridade para temas mais envolvidos com o nosso grupo (educação em ciência e sociedade), viram uma apresentação oral de um grupo de estatística da Universidade Federal do Ceara, e analisaram pôsteres relacionados tanto a física, quanto a educação.
As discussões que mais chamaram a atenção foram quanto ao numero de bolsistas, valor da bolsa, e tempo de permanência do tutor no grupo. Essas discussões, bem como mesas redondas, foram mediadas por professores e representantes governamentais responsáveis pelo projeto PET.
Os debates eram livres para participação de tutores e bolsistas que os assistiam, o que deu uma boa dinâmica e um maior aproveitamento sobre os assuntos postos em pauta.
Alguns grupos PET fizeram apresentações de seus trabalhos em pôsteres ou em apresentações orais. Os trabalhos apresentaram temas diversificados e representaram todas as áreas do conhecimento,envolvendo desde temáticas cotidianas a complexas temáticas para a graduação.
Os integrantes do grupo Pet-LiF deram prioridade para temas mais envolvidos com o nosso grupo (educação em ciência e sociedade), viram uma apresentação oral de um grupo de estatística da Universidade Federal do Ceara, e analisaram pôsteres relacionados tanto a física, quanto a educação.
Acompanharam uma palestra sobre Diversidade cultural e integração do conhecimento como pressuposto do PET apresentada por Jacques Henri Maurice Gauthier, que discutia sobre formas de aprendizado em culturas indígenas e tribos africanas. Em seguida, houve uma mesa redonda, que debatia o tema: Avaliação do PET segundo critérios da SESu. O representante da SESu foi Lucas Ramalho Maciel. Posteriormente, houve os chamados encontros temáticos. Os representantes do PET-LiF UFSCar, presenciaram o seguinte tema: O PET e o desafio da integração do Ensino, Pesquisa, Extensão e Educação Tutorial. Ministrada por Milca Severino Pereira e por Livia Barbosa. Ao final do evento, uma confusa assembléia geral onde em sua primeira parte não pode se concluir nada , e sua segunda parte não pode ser presenciada pelos nossos representantes, em seu intervalo houve uma apresentação cultural de dança indígena. E assim encerrou-se a representação de nosso grupo no evento.
Modelo de apresentação de trabalho, campus UFG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário