domingo, 31 de outubro de 2010

“Semana Nacional de Ciências e Tecnologia” Participação PET-Lif na Feira do Conhecimento


Entre os dias 18 e 24 de outubro ocorreu em todo Brasil, a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, semana na qual São Carlos contribuiu com a 6° edição da Feira do Conhecimento. A Feira aconteceu na manhã do dia 23 na Praça Cristiano Altenfelder Silva (Praça XV de Novembro) onde estavam reunidas escolas, bibliotecas, centros de difusão científica entre outros.
O grupo PET-Lif (Licenciatura em Física) Ufscar, participou da mesma com a proposta de divulgação científica a partir de objetos do cotidiano, ou seja, através de artefatos de nosso dia a dia, como brinquedos e ferramentas, embutir conceitos científicos de maneira descontraída e com muita interatividade.O grupo também levou para o evento uma parte de sua oficina 3D, buscando revelar os mistérios por trás do funcionamento desta tecnologia.



Todas estas ações foram extremamente bem aceitas pelo público presente, que se divertiu e pode “matar” muitas de suas curiosidades a respeito do mundo das ciências.
O evento ainda rendeu aos petianos além da experiência, uma ótima oportunidade para estabelecer um reconhecimento e fortalecimento fora dos portões da Universidade, o que é de grande importância para o programa PET e para o próprio grupo.



sábado, 30 de outubro de 2010

INTERPETs - UFSCar

Na sua segunda edição o INTERPETs-UFSCar, encontro dos grupos PET da Universidade Federal de São Carlos, ocorreu no último dia 16 de outubro de 2010. É notória a iniciativa de realizar este evento para consolidar a importância do programa PET dentro da UFSCar e permitir que os petianos interajam trocando experiências e compartilhando o trabalho dos colegas de outros grupos.
A manhã de sábado contou com a apresentação dos grupos PET - UFSCar, neste espaço os petianos apresentaram o grupo propriamente dito, com a sua estrutura, integrantes e principais projetos que o grupo, em questão, está engajado atualmente. No decorrer da mesma, os petianos do PET - Engenharia da Computação propuseram a criação de um portal para os grupos PETs da UFSCar utilizando a plataforma Joomla, interligando os sites dos demais grupos a partis da mesma plataforma.



Após uma pausa para o almoço, realizaram-se dois grupos de discussão com as temáticas da visibilidade dos grupos PET dentro e fora da academia e a relação dos grupos PET com demais grupos de extensão da universidade. Os petianos do PET-LiF estiveram presentes no segundo grupo de discussão, participarando através dos relatatos as experiências na integração com os bolsistas de outros projetos, como o PIBID, na realização de atividades conjuntas. As discussões abrangeram diversas temáticas, discutindo-se incusive a questão do cerrado da Federal. Surgiu como proposta do grupo de discussão a elaboração de um trabalho integrado de todos os PETs da UFSCar, podendo ocorrer no Circo da Ciência como sugerido nas discussões.



O PET-LiF em conjunto com o grupo de astronomia da UFSCar promoveu uma observação do ceu com telescópios no período noturno. A observação contou com a presença de petianos dos demais PETs que puderam apreciar a lua e o planeta Júpiter, antes das condições climáticas tornarem-se adversas.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Oficina 3D do Grupo PET-LiF em Água Vermelha

Nos dias 29 e 30 de setembro, o grupo PET-LiF realizou uma oficina de óculos 3D no distrito de Água Vermelha, em São Carlos. A oficina foi feita com três turmas de sétima série do período da manha de uma escola do distrito.
A oficina foi elaborada contendo duas partes: a parte teórica e a parte pratica, sendo a primeira uma curta apresentação de slides sobre os princípios da visão humana e os fundamentos do cinema 3D, e a segunda parte na qual os alunos montariam os seus próprios óculos 3D.
Para elaborar essa oficina, o grupo PET-LiF pesquisou sobre os funcionamentos e as diferentes formas e materiais para construir um óculos de cinema 3D, optando por fim em uma armação de papel cartão, já demarcada, na qual os alunos só precisariam cortar, montar e colar as "lentes", feitas por um tipo de plastico normalmente chamado de gelatina, sendo a de um olho vermelha e a do outro azul.


Alunos do Grupo PET-LiF elaborando a oficina

Por se tratar de um tema muito falado hoje em dia, os alunos mostraram-se muito interessados pela parte teórica e pela parte prática da atividade, tornando a oficina muito proveitosa para os alunos e para os bolsistas do PET. O grupo foi convidado pelo Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura Massa Coletiva para fazer essa oficina, em conjunto com o Cine São Roque, de Água Vermelha, que iria exibir um filme 3D naquela semana, proporcionando os alunos que eles fossem assistir ao filme com os óculos feitos na oficina.

Parte teórica da oficina

Alunos confeccionando e testando os óculos 3D