quarta-feira, 30 de junho de 2010

BOLSISTAS PET VISITAM ESCOLA DE SÃO CARLOS

No dia 20/05/10 bolsistas PET visitaram a Escola Estadual Conde do Pinhal, em São Carlos. O motivo da visita foi convidar os alunos do 3° colegial para participarem do Circo da Ciência, e também, para aplicar um pequeno questionário sobre esse evento, e sobre o que eles consideram ciência em seu cotidiano. Alguns alunos já conheciam o Circo da Ciência, o que propiciou à eles um conhecimento prévio do que iriam encontrar na exposição. Outros participaram pela primeira vez, e portanto, tinham uma expectativa maior. Expectativa essa que não foi menosprezada pelos monitores participantes, que receberam os alunos com grande entusiasmo, o que facilitou o aprendizado dos estudantes. Em particular, o experimento que mais chamou a atenção dos alunos foi o Gerador de Van der Graaf.


Modelo do questionário aplicado pelos bolsistas PET:

1- Você já foi em algum Circo da Ciência?

2- Qual experimento você se lembra?

3- Se você nunca foi, o que pretende encontrar no Circo da Ciência?

4- Você acha que a ciência está presente no seu dia-a-dia? Dê exemplos.

O experimento mais lembrado pelos alunos que ja haviam visitado o Circo da Ciência foi o globo de plasma, e o exemplo de ciência presente no dia-a-dia deles que mais foi usado como resposta foi a eletricidade. Uma nova visita será marcada para que os bolsistas PET tomem conhecimento do que mais chamou a atenção e o que melhor foi aprendido pelos estudantes.

terça-feira, 1 de junho de 2010

III Janela da Física

Do dia 8 ao dia 10 de junho, ocorreu na UFScar, campus São Carlos, o evento 3ª Janela da Física realizado pelos bolsistas do grupo PET-LIf da UFScar. Desde a sua primeira edição o evento vem atingindo um público cada vez maior. Neste com uma ótima programação, o evento não visou somente a participação de alunos do curso de física, mas sim proporcionou uma abertura para interessados de outros cursos, como ocorreu em várias palestras, onde tivermos a participação de alunos dos cursos de Engenharia de Materiais, Biologia e Engenharia Química.
Quem gosta de divulgação científica, se deslumbrou com a palestra do Prof. Dr. Adilson Jesus aparecido de Oliveira, que contou com mais detalhes sobre o seu livro " A Busca pela compreensão Cósmica." Ou para os interessados em astronomia pode participar da palestra do Dr. Gustavo de Araujo Rojas, onde foi abordado um comentário sobre o documento da NASA: " For All Mankind"
Quem participou do evento, contou também com um teatro, Jihad, do grupo GT/psi>, onde reuniu-se um grande número de espectadores, que ficaram ficaram muito animados e teceram ótimos comentários sobre a apresentação do grupo.
Para o próximo ano, o grupo PET-LIf, pretende realizar a 4ª Janela da física, visando uma interação maior entre os alunos e abrindo ainda mais para a participação de alunos de qualquer área.