quinta-feira, 11 de março de 2010

ATENÇÃO CALOUROS! HORÁRIOS DA MONITORIA DE CÁLCULO E FISICA A

Os horários para a monitoria das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 1 e Fisica A são os seguintes:

Cálculo Diferencial e Integral 1
Segunda-feira das 17 h às 19 h com Carlos e Antonio

Física A
Quarta-feira das 16 h às 18 h com Gabriela Ortelan, Tharso e Rafael.

O atendimento a priori será feito na sala do PET-LiF, prédio do DF.

Em caso de alteração na sala afixaremos um cartaz na porta da sala avisando o novo local.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Apresentação do PET-LiF para os calouros


Dia 1 de março de 2010, o grupo PET-LiF fez uma apresentação de recepção para os calouros de física da UFSCar. A apresentação tinha como objetivo apresentar o grupo e a artefatoteca aos alunos. A apresentação seguiu uma ordem de raciocínio lógica, saindo dos experimentos mais simples de centro de massa e equilíbrio até chegar em brinquedos complexos, como o globo de plasma.

Como nas outras apresentações, o PET tentou integrar o máximo os alunos com os experimentos, fazendo com que alem de observar, os alunos também tocassem e brincassem com os brinquedos, assim, os alunos se sentiam a vontade para falar sobre os fenômenos físicos que os brinquedos envolviam.

Foram abordados três temas principais na apresentação: centro de massa e equilíbrio, velocidade e composição de velocidades e por ultimo transformação de energia.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Visita em Museus

No último sábado (27/02) realizou-se uma viagem para a grande São Paulo com o objetivo de visitar dois museus de divulgação científica. Fazendo parte do planejamento para o ano de 2010, a análise das exposições contribuirá para o desenvolvimento das apresentações e trabalhos a serem realizados pelos bolsistas.

Localizado no Palácio das Industrias, ex-sede do poder executivo paulistano, o Museu Catavento é um espaço cultural e educacional que apresenta ao público, especialmente ao jovem, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e dinâmico. As instalações do mesmo estão divididas em quatro grandes seções de modo encadeado: Universo - do espaço sideral à Terra; Vida - do primeiro ser vivo até o homem; Engenho - as criações do homem; Sociedade - questões polêmicas da convivência humana.


Em seguida foi visitada a Sabina Escola Parque do Conhecimento, localizada na cidade de Santo André. Mantida pela prefeitura municipal da mesma cidade e contando com uma mescla de conhecimento e entretenimento, história e modernidade, em um grande laboratório interativo, a Sabina está dividida em cinco áreas do conhecimento. São elas: Arquitetura; Ciências da Terra, Ambiente e Sustentabilidade; Ciências da Vida; Ciências Físicas e Tecnológicas; Arte e Comunicação.