quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

GRUPO PET-LICENCIATURA EM FÍSICA REALIZA WORKSHOP SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA


No último dia 11/12, o Grupo PET-Licenciatura em Física organizou um workshop interno para discutir a divulgação cientifica. A reunião ocorreu no Laboratório de Instrumentação para o Ensino (LIE) do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Foram discutidos os pressupostos da divulgação científica voltados à construção de uma percepção pública esclarecida e crítica da ciência. O Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, tutor do grupo, relatou aos bolsistas a sua participação no evento "Ciência & Crianças: a divulgação científica para o público infanto-juvenil" ocorrido na Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro - RJ) no final de setembro. Foram disponibilizadas as publicações "Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de ciência" e "Memórias do Simpósio Ciência e Arte", ambas organizadas pela Fiocruz. Ao final, os bolsitas assistiram o documentário "Anima Mundi" que também será apresentado na Mostra de Vídeos de Divulgação Científica que o grupo está organizando para o primeiro semestre de 2008.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Mini-curso "Física Curiosa" ministrado pelo grupo PET

Em 24/11/2007 o grupo PET ministrou o mini-curso "Física Curiosa" para alunos do ensino médio no Campus da UFSCar em São Carlos. Várias atividades envolvendo conceitos de física foram desenvolvidas com a utilização de brinquedos e artefatos caseiros. A mediação dos monitores com os alunos do mini-curso se dá mediante a apresentação dialogada dos fenômenos físicos e tecnológicos presentes nos artefatos. No vídeo, os alunos utilizam pistolas de brinquedo para mirarem num objeto (placa de papelão) em queda livre.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Pode um espelho plano criar uma imagem "de cabeça para baixo" do objeto?


Na figura ao lado temos a representação da estrutura de um "cubo impossível" e a imagem especular da mesma. As arestas do cubo foram sobrepostas contrariando as regras da perspectiva e criando interpretações alternativas quanto a disposição espacial da estrutura. Podemos considerar que a aresta DH se soprepõe à BC (cubo A) assim como o contrário (cubo B). Em virtude dessa dualidade, as respectivas imagens especulares dos cubos (A1 e B1) também podem ser "confundidas" com suas visões superiores (A2 e B2), dando a impressão de que a imagem do cubo, no espelho plano, ESTÁ DE PONTA CABEÇA!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Antigravidade: experimento de baixíssimo custo!


Para montar o experimento, você necessitará de uma bolinha de gude, três canudinhos e dois clips. Começe entrelaçando os clipes, deixando suas pontas livres. A seguir, enfie cada ponta dos clips numa das extremidades de cada canudinho. As outras extremidades livres devem ser apoiadas sobre um terceiro canudinho, conforme figura. Então, faça um "V" com os canudinhos unidos pelos clips e apoie, no vértice, uma bolinha de gude. Varie lentamente a abertura dos canudinhos, de tal modo que a bolinha começará a se movimentar, "subindo" espontaneamente o plano formado pelos canudinhos em "V". A bolinha de gude está realmente desafiando a gravidade?

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Grupo PETLIF ministrará mini-curso de física para alunos do ensino médio


No dia 24/11/07 o PET-LICENCIATURA EM FÍSICA oferecerá o mini-curso "Física Curiosa" para alunos do ensino médio. Utilizando brinquedos e outros objetos caseiros os bolsistas PET formularão questões curiosas e instigantes aos alunos, levando-os a refletir sobre seus conhecimentos cotidianos e científicos acerca de fenômenos da natureza e tecnologia. Maiores informações sobre esse e outros mini-cursos que serão ministrados podem ser obtidos no link:
http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/mpleo/minicursosdefisica clicando a senha "fisica"

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A matéria "desaparece"?


As coisas não se "desmaterializam" no dia a dia (embora elas costumam sumir!). Mas, no nível microscópico, elas podem desaparecer conforme prediz a Mecânica Quântica. Uma forma de introduzir essa discussão é brincar com a mágica do desaparecimento de objetos. Na situação ilustrada ao lado, uma moeda "desaparece". Você pode explicar qual é o truque? E no contexto microscópico, o que pode acontecer com as partículas?