segunda-feira, 23 de maio de 2016

Circo de Ciência 2016

Nos dias 9, 10 e 11 de maio, aconteceu aqui na UFSCar mais uma edição do Circo da Ciência e o PET - Lif marcou presença mais uma vez. Este ano o evento teve uma cara nova: sua realização aconteceu no Núcleo de Formação de Professores e os grupos participantes do evento puderam montar suas estruturas nas salas de aula, garantindo maior organização das visitas.

O público pode visitar, além das exposições dos Pet´s, o Observatório Astronômico da UFSCar e o evento esteve aberto para escolas e público em geral, mas quem dominou foram as crianças. Confira as fotos da galera e os experimentos logo abaixo:

 
 Foto 1 e 2: coisas que giram

Foto 3: Van de Graaff


Foto 4: Laser na garrafa


Foto 5: Holograma

Foto 6: Berço de Newton


Contamos mais um vez com o apoio querido dos demais alunos dos cursos de graduação vinculados ao Departamento de Física, que nos ajudaram. Muito obrigado!
Esperamos agora o eventos do ano que vem.

Foto 7: Galerinha bonita

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Mesa Redonda: Discutindo a Licenciatura em Física da UFScar a partir da vivência de diferentes ex-alunos.


O PET - LIF realizou no dia 26 de abril a mesa redonda "Discutindo a Licenciatura em Física da UFScar a partir da vivência de diferentes ex-alunos. O evento contou com a presença dos convidados para compor a mesa o Prof. Dr. e atual vice-Reitor Adilson Jesus A. de Oliveira e dos ex-alunos formados em licenciatura em Física, Jerônimo Seles (formado em 2015) e Rodrigo Corrêa dos Santos (formado em 2006) e como intermediadora, nossa Tutora Prof. Dra. Alice Pierson.
Foto 1: Mesa, esquer. para dir.: Profa. Dra. Alice, Jêronimo, Prof. Dr. Adilson e Rodrigo

Essa mesa  surge como um meio de promover a discussão do curso e a participação dos alunos e professores nessas discussões. O intento foi levantar posições, opiniões e ideias que visam a melhoria do curso.
Os convidados trouxeram um pouquinho de suas experiências e suas opiniões sobre o que foi o curso para eles, bem como o que poderia ser mudado.

                                                                                          Foto 2: plateia
Após o primeiro momento que foram os relatos, a mesa ficou aberta para que a plateia trouxesse suas opiniões e discussões. Além dos alunos do curso, a discussão pode ser enriquecida com a presença dos coordenadores dos cursos noturno e diurno, Alex e Victor. Esta é a primeira do que esperamos ser uma série de eventos do gênero.

Muito obrigado pela presença de todos!