terça-feira, 3 de março de 2015

Calourada 2015: Gincana e cachorrada

Bom pessoal, pelo 2º ano consecutivo, nós do PET-LiF organizamos a nossa já tradicional Gincana dos Bixos!
Essa gincana é praticamente uma Caça ao Tesouro, onde as pistas estão com os petianos, que foram distribuídos estratégicamente pelo campus inteiro da UFSCar, desde o remoto NULEN até o amigável DME.

Não penso em um jeito melhor de descrever essa atividade do que um depoimento de um de seus participantes, o Fred (bixão que o PET adotou carinhosamente e que nos surpreende com seu empenho):

Calourada 2015 - Visão de um bixo

Enfim na universidade! E em uma das melhores universidades do Brasil, em um curso que também está entre os melhores do Brasil!
Isso é o curso de Física na UFSCar pra quem acaba de chegar, nada além da reputação.

Assim, ficam muitas dúvidas quando se entra na universidade: Será que as pessoas são interessantes? Receptivas?  Será que eu terei que me virar sozinho pra terminar esse curso (um dos mais difíceis)?
Essas dúvidas terminaram quando, no dia 2 de março, começaram as recepções aos calouros, carinhosamente chamados de bixos, como eu.
O departamento se preparou para nos receber e com o PET não foi diferente. Na segunda-feira (dia 02/03) aconteceram palestras ministradas pelos coordenadores dos cursos oferecidos pelo DF e na terça-feira de manhã (dia 03/03) tivemos outras palestras, dessa vez ministradas pelos vários grupos que compõem o Departamento de Física: O DAF (Diretório Acadêmico), a Physis Jr. (empresa Jr. da Engenharia Física) e o PET- LiF.

Durante a palestra do PET imediatamente me interessei pelo grupo. Eu estava ingressando em um curso de licenciatura e pretendia trabalhar com divulgação científica, e quando fiquei sabendo dos trabalhos que eram realizados por eles, imediatamente quis fazer parte. Na palestra mesmo perguntei como eu poderia fazer pra me voluntariar.



Logo após isso houve um coffee break com todos do departamento e o clima de recepção foi sempre bem positivo, desde as palestras.

Após o coffee break, anunciaram que seria feito um programa novo nesse ano de 2015, chamado de apadrinhamento. O apadrinhamento consiste em veteranos do curso se tornarem “padrinhos” de bixos, escolhidos por sorteio, ajudando essas criaturas, ainda ignorantes de como funciona uma universidade, nos seus primeiros passos para se tornarem universitários propriamente ditos. Assim, fomos sorteados e conhecemos nossos padrinhos, tivemos uma breve conversa e logo foi anunciado que começaria a tão esperada gincana do PET.

Fomos organizados em alguns grupos e disseram que nosso objetivo seria andar pela universidade procurando pontos que seriam importantes para nossa (sobre)vivência no curso, sendo que o grupo que completasse todo o circuito primeiro ganharia um prêmio (uma caixa de bombons).

Assim, todos os bixos (como eu disse, ignorantes) saíram correndo em direções opostas (ninguém sabia onde ficavam os lugares) procurando esses pontos. O circuito incluía alguns ATs (prédios onde acontecem as aulas), a biblioteca, lugares onde o xerox é mais barato e assim por diante, sendo que o penúltimo ponto foi a caixa d’água da UFSCar, onde tem instalado um aparato de escalada. Os papéis que comprovariam que os grupos passaram pelos locais certos ficavam grudados na parte de cima da caixa d’água e cada grupo teve um integrante que subiu para pegar esse papel, super radical.

 
Depois da escalada, partimos para o último local, a churrasqueira do DF, onde aconteceu a cerimônia de premiação do grupo vencedor e a famosa cachorrada, onde todos se acabaram de comer cachorros-quentes.


Nesse ponto eu já percebi que o clima de recepção desse departamento é fora do normal. Quando se ouve nos noticiários de que os bixos sofrem com os trotes violentos e cruéis praticados pelos veteranos, têm-se uma visão um tanto quanto negativa de uma recepção aos bixos. Portanto, digo sem medo que o Departamento de Física da UFSCar e seus veteranos estão aí pra quebrar paradigmas e espero que isso se perpetue.

Com isso, termino minha breve descrição dos acontecimentos dessa recepção dos bixos feita pelo PET (que hoje eu faço parte) e pelo departamento em geral. Obrigado PET e DF!