sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SEFÍS IX

Ocorreu no dia 21 de agosto de 2013 mais uma participação do grupo Pet-LiF na Semana da Física, nesta nona edição o tema abordado foi átomo de Bohr. Sabendo que o público alvo é formado por alunos do ensino médio, o grupo propôs apresentar a Física de uma forma diferente da escolar. Foi abordada a evolução do conceito “átomo”, desde sua origem na Grécia antiga através da filosofia atomista de Demócrito e Leucipo na forma de uma pequena peça teatral e uma apresentação mais conceitual sobre os modelos atômicos chegando até Bohr.

O teatro teve como objetivo introduzir uma ideia sobre a filosofia atomista e seus primeiros conceitos, como por exemplo, o fato do átomo ser constituinte de tudo, até mesmo de coisas não materiais como a alma, o pensamento e os deuses.


Desta forma, procuramos dar um outro enfoque tentando nos afastarmos de formas de ensino mais tradicionais. Os alunos mostraram muito entusiasmo com essa ideia, pois em vários momentos ouvimos o êxtase da plateia. Podemos perceber que obtivemos um resultado favorável tendo como base a participação do público quando foram feitas perguntas durante a apresentação e a facilidade em respondê-las.




Pensando no sucesso observado, iremos tentar reproduzir e aperfeiçoar essa metodologia em futuros eventos, esperamos vocês na próxima SEFÍS, pois aqui a Física tem gostinho de quero mais.