domingo, 3 de fevereiro de 2013

Visita ao Observatório de Astronomia da USP de São Carlos

O grupo PET-LiF veio ao longo do ano de 2012 desenvolvendo uma atividade conhecida como "Aulas Abertas". Estas possuem como objetivo apresentar diferentes temas não abordados no ensino médio. A primeira edição foi em forma de vídeo-aula com os assuntos: Transmissão e Armazenamento de Dados, Espectroscopia e Termodinâmica.
Com o surgimento da idéia de fazer uma aula sobre espectroscopia, o grupo teve a oportunidade de marcar uma visita ao Observatório de Astronomia da USP de São Carlos, com o intuito de juntar material para a elaboração da atividade em uma visita agradável e divertida, fornecendo uma apliação do conhecimento para os integrantes do grupo.
A visita realizada no dia 19/12/2012 foi orientada pelo doutorando em ensino de física, Pedro Donizete Colombo Jr. e pelo especialista em ensino de Física de astronomia, André Luiz da Silva.
No observatório foi possível conhecer a sala solar, onde pode-se ver o espectro do sol (ver figura a seguir) e as manchas solares, o refrator Grubb na área externa de observação e um conjunto de lâmpadas formadas de elementos diferentes para visualização dos espectros.


Espectro Solar


Os horários de visita abertas do Observatório são:
Dias: Sextas feiras, Sábados e Domingos
Horário: 20h às 22h
Endereço: Campus USP-São Carlos. Acesso fácil pela Av. Carlos Botelho, 1465.