sábado, 7 de agosto de 2010

Participação do grupo PET-LiF no ENAPET, em Natal

Nos dias 25 a 30 de julho, foi realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte o encontro nacional dos grupos PETs, o ENAPET. No evento, foram realizadas palestras, grupos de discussão e mesas redondas com assuntos ligados ao grupo PET, como trabalho em grupo, o papel do tutor, as atividades do pet, a visibilidade dos grupos pets, bolsas, Pet e pós-graduação, entre outros, além de apresentações orais e em forma de painel de trabalhos dos grupos PETs de todo o Brasil. Simultaneamente ao ENAPET, acontecia também o encontro da SBPC (sociedade brasileira para o progresso da ciência).
Figura 1: Abertura do evento
Figura 2: Encontro dos grupos PETs da área de exatas

O grupo Pet-LiF apresentou um painel sobre o trabalho desenvolvido no circo da ciência de 2010, intitulado de “Participação do Grupo PET-LiF-UFSCar no Evento de Divulgação Científica ‘Circo da Ciência’”. Esse trabalho é sobre como foi o processo de desenvolvimento da organização o setor da física no evento circo da ciência. Tal trabalho foi norteado por visitas a museus de ciência na grande São Paulo e discussões feitas pelo grupo sobre exposições cientificas. Outro ponto tratado no trabalho foi a elaboração de perguntas que ficavam junto aos experimentos em pequenas placas, para estimular a interação dos visitantes com o experimento e os monitores.
Figura 3: Apresentação do painel

Durante o evento, também houve a votação para o CENAPET (comissão executiva nacional dos PETs), além de grupos de trabalho e de discussões sobre assuntos relacionados ao PET. Durante o evento, o MEC soltou duas portarias (975 e 976/2010) que mudavam radicalmente algumas regras dos grupos PET, como por exemplo, implementação da rotatividade dos tutores. Em protesto a essa portaria, os alunos e os tutores dos grupos PETs realizaram uma manifestação durante a assembléia do SBPC para a aprovação de uma moção que era contra a portaria. Por unanimidade, a moção foi aprovada e agora o assunto será melhor discutido entre o CENAPET e os órgãos responsáveis pela portaria.

Figura 4: Protesto dos alunos bolsistas do PET na assembléia do SBPC
Figura 5: Manifestação dos alunos do PET em frente a reitoria da UFRN